domingo, 30 de abril de 2017

João Firmino Cabral (1940 - 2013)

Imagem: Chiquinho do Além Mar.

Publicado originalmente no site F5 News, em  02/02/2013.

Por Marcio Rocha.

A cultura sergipana perde um dos seus maiores representantes. Morreu, aos 73 anos, vítima de leucemia na noite desta sexta-feira (01/02/2013), o poeta e cordelista João Firmino Cabral, um dos maiores poetas da cultura popular brasileira. 

João Firmino foi um dos maiores defensores da literatura de cordel em Sergipe, sendo, inclusive dono de uma banca de livros localizada no mercado central de Aracaju. Nascido em 1º de janeiro de 1940, o escritor itabaianense ficou famoso em nível internacional, devido à difusão de suas poesias e histórias contadas nos livretos de cordel.

O escritor desenvolveu sua paixão pela literatura de cordel ao aprender a ler com os livros que comprava. Sua base educacional foi a cultura adquirida com os cordéis. Publicou seu primeiro livro, “Profecia do Padre Cícero” aos 17 anos, iniciando sua carreira de mais de cinquenta anos de devoção à arte. O poeta era membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel e recebeu a Ordem do Mérito Serigy no ano de 2003, sendo considerado um dos maiores nomes da literatura brasileira. 

A fama de João Firmino ia além mar, com suas obras divulgadas e conhecidas na Europa e América do Norte. Sua carreira como escritor não se limitou apenas às publicações, João Firmino proferia palestras e realizava oficinas de literatura de cordel por todo o Brasil. 

"Perdemos um dos maiores poetas brasileiros da cultura popular. O sergipano João Firmino Cabral nos deixou para poetizar lá em cima e, quem sabe montar uma filial da sua banca de cordel no céu”, disse o jornalista e escritor Pascoal Maynard, sobre a morte do poeta sergipano.

O corpo do escritor está sendo velado em sua residência, no bairro Santa Maria, de onde sairá para fechar o último capítulo de sua vida, para ser sepultado no cemitério São João Batista às 15 horas deste sábado.

Texto e imagem reproduzidos do site: f5news.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário